sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O dedo sujo da sociedade

Sociedade: hipócrita, injusta e preconceituosa. Defeitos que parecem ser intermináveis e que magoam profundamente as pessoas que são direta e indiretamente atingidas por uma dessas atitudes irracionais e, talvez, irreversíveis. Não estou generalizando, aliás não sou doido para cometer  grave injustiça. O que eu quero deixar explícito é que a grande maioria das pessoas possuem tais características ou ações condenadas pela Bíblia. Mas prefiro acreditar que elas ainda não conhecem a Palavra. Será?
"Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que o não serve. " Malaquias 3: 18.
Infelizmente, sabemos que a sociedade gosta de julgar as pessoas pelas suas atitudes, pensamentos modernos ou avançados, raça, cor ou crença, pela aparência diversificada e incomum para os padrões, pela personalidade forte, pela sinceridade, pela opção sexual, pela condição financeira e outros.
"Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós." Mateus 7: 1 e 2.
Muitas pessoas já sofreram ou sofrem com essas atitudes, a decepção é maior quando vem de alguém próximo, mas muito próximo mesmo. Mas, e aí? Será que devemos perdoar? Se queremos o perdão de Jesus, também devemos perdoar o nosso próximo, por mais difícil que possa ser, mas é o correto. Veja o que diz a Palavra:
"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas." Mateus 6: 14 e 15.
A sociedade também só sabe criticar, criticar e criticar. Falar sabemos que é fácil, queremos ver agir para tentar mudar alguma situação em prol do próximo. Nessa hora a maioria corre, some do mapa. É incrívil!
Ao invés de criticarmos constantemente e, dependendo da situação, vá em direção ao seu próximo pergunte se está precisando de alguma coisa, procure entender a sua situação antes  de apontá-lo na rua, ajude-o a resolver os seus problemas, caso você possa contribuir para a resolução dos mesmos. Analise a atitude dele, caso ela não está de acordo com a vontade de Deus, o ideal seria você não se omitir e mostrá-lo o caminho correto, se você não o fizer acabará tornando cúmplice e, consequetemente, comete pecado.
"Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado." Tiago 4: 17.
Todas vezes que você repreender um irmão, faça isso com amor, com o objetivo que esse irmão se arrependa e volta a andar no caminho ensinado por Deus.
"Todas as vossas coisas sejam feitas com amor." 1Coríntios 16: 14.
Mas a sociedade só sabe apontar o dedo sujo para o próximo, sem ao menos olhar para si mesma e ver que também não é perfeita. Todos nós temos defeitos e fracassamos segundo a Palavra do Senhor, mas jesus é misericordioso para perdoar as nossas falhas e erros.
"E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão." Mateus 7: 3, 4 e 5.
Thiago de Meira Rezende

5 comentários:

  1. Que bom estamos progredindo na Palavra de Deus. Essa é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para conosco em Cristo Jesus. Estamos expressando aquilo que Deus tem colocado em nossa mente e coração através do cumprimento da Palavra em Filipenses 4. 8,9. Nilson Magalhães.http://dcnilson.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Thiago, obrigado pela visita no meu blog e continue firme com o proposito que Deus colocou no seu coração em divulgar a palavra de Deus. apz! já estou te seguindo.

    ResponderExcluir
  3. Texto muito edificante!

    Deus continue te abençoando..

    Já estou seguindo seu blog. Vamos manter contato...

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo rapaz! hehehe :D
    Palavra abençoada (;
    Estou seguindo sem medo, adorei o Blog, os posts. Deus é fiel <3
    Sucesso SEMPRE, fica na paz, abração.


    Ewerton Lenildo - Academia de Leitura
    papeldeumlivro.blogspot.com
    @Papeldeumlivro

    ResponderExcluir
  5. oii
    gostei muito do texto!!
    Que Deus continue abençoando
    te mais
    fica na paz
    Juliana Viana

    ResponderExcluir

Quem acredita sempre alcança...

Obrigado pelo seu comentário!
Volte Sempre!
Abraços, Thiago!

Compartilhar