quarta-feira, 4 de abril de 2012

Jesus: Trajetória da Crucificação

Resolvi escrever um conciso relato sobre a dolorosa trajetória de Jesus Cristo até a crucificação. Sabendo-se que na composição descritiva está faltando alguns fatos que compõem a história, pois preferi omití-los com o objetivo de resssaltar, unicamente, o sofrimento de Jesus para conosco. O texto foi concretizado mediante o meu conhecimento prévio sobre o assunto, leituras e estudos, e o mesmo foi escrito perante um elo cronológico dos acontecimentos mediante uma linguagem arquitetada e dinâmica visando despertar o interesse do leitor pela leitura.

Judas. Moeda. Traição. Jesus. Noite. Beijo de Judas. Prisão no Jardim do Getsêmani. Amarrado. Levado, imediatamente, ao Sacerdote: Sinédrio e Caifás. Silêncio. Esbofeteado. Ridiculariado pelos soldados. Olhos encobertos. Humilhação. Manhã. Jesus: Surrado e repleto de hematomas. Desidratado. Exausto. Levado ao Pôncio Pilatos. Encaminhado a Herodes. Novamente Pilatos. Julgamento. Multidão gritando. Bar Abbas solto. Jesus condenado ao açoite e à crucificação. Chicotadas. Ombros, costas e pernas. Sofrimento. Chicotadas. Tecidos debaixo da pele sendo cortados. Capilares e veias sendo rompidas. Marcas de sangue. Hemorragia arterial de vasos musculares. Beira da morte. Espancamento encerrado. Quase desmaiando. Desamarrado. Cai ao chão. Cobre-se Jesus com um manto sobre os ombros. Levanta-se. Coloca-se uma coroa de espinhos. Tapas na face. Humilhação. Soldados batem em sua cabeça. Espinhos machucam a mesma. Marcas de sangue. Manto sendo retirado dos ombros. Dor. Angustia. Cruz amarrada sobre os seus ombros. Procissão do Cristo condenado. Cansativa e dolorosa caminhada. Destino Gólgeta. Lugar da Caveira. Cruz pesada. Jesus tropeça e cai. Tenta-se levantar. Não consegue. Um homem na multidão é escolhido para levar a cruz. Ajuda Jesus levantar. Jesus segue com dificuldade a sua caminhada. Jesus sangrando. Chega ao destino. Jesus é despido. Fica só com um pedaço de pano fino em seu corpo. Crucificação. Vinho com mirra. Recusa a bebê-lo. Jogado de costas. Ombros contra a madeira. Costas sangrentas. Mãos e pés sendo pregados à madeira. Sofrimento. Cãimbras percorrem seus músculos. Intensa dor. Dor sem limites. Soldados levantam a cruz. Inscrição: Jesus de Nazaré, o Rei dos Judeus. Pendurado com fortes raios de sol. Cabeça machucada com uma coroa de espinhos. Durante o episódio, Jesus diz: Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo. Lucas 23: 34. Roupas divididas entre os soldados. Zombaria. Deboche. Vaias. Desprezo. Multidão desumana: sacerdotes, soldados, anciãos e escribas. Imediatamente, as trevas caem, durante três horas, uma imensa escuridão. Palavras de misericórdia e bondade. Jesus clamou: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto expirou. Lucas 23: 46.  Etapa final de seu sofrimento pelo pecado humano. Jesus morre. Retirado da cruz. Soldados embalam seu corpo. Sepultamento. Túmulo. Fechando-o com uma imensa pedra. No terceiro dia, após a sua morte, sua mãe, Maria Madalena, e Salomé vão até o túmulo. Percebem que a pedra foi removida. Entram no túmulo. O corpo de Jesus não se encontra. Jesus, para nossa alegria, ressuscitou. Jesus é o amor, o sofrimento, a morte e a vida eterna. Jesus é a vida renascendo após a morte. Jesus é a ressurreição. Jesus é o genuíno significado da Páscoa.
Thiago de Meira Rezende

3 comentários:

  1. Passei e vi seu blog e gostei, quero deixar um convite: Isto é, se o desejar, gostava que fizesse parte dos meus amigos virtuais no meu blog Peregrino e Servo. É um blog evangélico, falamos de várias coisas, e é a intenção ajudar a cada pessoa a ser mais feliz, este blog foi feito a pensar na sua felicidade, pretende também aproximar mais a criatura do seu Criador. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Muito edificante a tua palavra sobre o verdadeiro sentido da páscoa que esta mensagem possa ser guardada nos corações,que os cristão entendam que páscoa não é coelhinho e chocolate e sim amor, crucificação e ressurreição ..Jesus Cristo.

    Olha se der visita e se gostar segue http://botefee.blogspot.com.br =*

    ResponderExcluir
  3. Texto muito bom e simples irmão. Fico pensando como pode; coelho, ovo e chocolate ofuscar a verdadeira páscoa? Mas graças a Deus que mantemos ainda a visão de Cristo nesse dia, sendo nosso cordeiro páscoal!

    Fica na paz irmão

    Na verdade e no amor de Cristo; nossa Páscoa

    Robson Moreira

    ResponderExcluir

Quem acredita sempre alcança...

Obrigado pelo seu comentário!
Volte Sempre!
Abraços, Thiago!

Compartilhar