domingo, 11 de março de 2012

Elementos Narrativos na Vida Cristã

 "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará." Salmo 37: 5
Enredo. Personagens. Clímax. Narrador. Tempo. Espaço. Elementos narrativos, dinâmicos e surpreendentes, que compõem grandiosamente a nossa vida Cristã.
Cada Cristão possui uma história diferenciada de superação ou de conquista ou de vitória para narrar, ora para os parentes ora para os amigos ora para os irmãos da Igreja ora para outrem. Cada um, Cristão ou não, tem o livre arbítrio para construir o seu próprio enredo e inserir diante de seu mundo real o que lhe achar conveniente: o bem ou o mal.
 "Vê que hoje te pus diante de ti a vida e o bem, a morte e o mal. Se guardares o mandamento que eu hoje te ordeno de amar ao Senhor teu Deus, de andar nos seus caminhos, e de guardar os seus mandamentos, os seus estatutos e os seus preceitos, então viverás, e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que estás entrando para a possuíres." Deuterônomio 30: 15 e 16.
Partindo-se do princípio que essa é uma história da vida real que possui um enredo sobrenatural e distinto cujas personagens principais e secundárias possuem comportamentos e visões da realidade totalmente controvérsias. As personagens principais não medem esforços para atingir o clímax que é o ponto culminante ou elevado das conquistas e vitórias. Tendo a personagem antagonista como a sua maior rival, pois a mesma atua contra, impedindo-a de alcançar seus objetivos ou planos futuros. As personagens secundárias ainda não sabem praticamente o que significa a obtenção das conquistas e vitórias, pois as mesmas ainda não decidiram o caminho correto para percorrer e são sempre levadas ou conduzidas pelas personagens antagonistas.
No cotidiano o Narrador pode ser Narrador-personagem ou Narrador-observador, mas com um detalhe essencial, Ele é Onipotente, Onipresente e Onisciente. O Narrador-personagem caminha lado a lado da personagem principal que o aceitou, participando intensamente do enredo, ajudando-a na concretização de todos os objetivos almejados e  libertando-a de todos os males e obstáculos que venham  a ser planejados pela personagem antagonista e , enquanto o Narrador-observador também caminha lado a lado da personagem secundária, pois Ele nunca a abandona, mas não participa do enredo, só observa e espera ansiosamente a personagem secundária aceitá-lo, pois só assim poderá libertá-la das tentações que afligem o mundo, lê-se antagonista.
Mas como toda narração tradicional, há sempre um começo, meio e fim. No entanto essa sequência será descartada. O tempo cronológico, ordem dos fatos, quem faz são as personagens. As mesmas decidirão se o tempo terá continuidade ou fim. Para as personagens principais já foi especificado que terá continuidade absoluta, mas para as personagens secundárias ainda não, mas poderá ter, basta inserir o Narrador em suas vidas e aceitá-lo plenamente e sem restrições. Contudo, para quem já o aceitou a nova sequência ficará assim: Começo, Meio e Eternidade.
"E a este povo dirás: Assim diz o Senhor: Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte." jeremias 21:8.
O espaço é o local dos acontecimentos. Podemos dividí-lo em três tipos: Terra, Céu e Inferno. Primeiramente as personagens vivem na terra, onde estão desenvolvendo as suas próprias histórias, ora levadas pelo bem ora levadas pelo mal. As consequências de suas  atitudes ou atos perante a Palavra que irão  indicar para onde as personagens irão morar depois, se é  no céu ou se é no inferno.
E você, qual é o seu tipo de personagem? Principal ou Secundário? E você, prefere construir a sua história ao lado do Narrador ou ao lado da Antagonista? A escolha é sua, mas não se esqueça que dependendo da sua decisão poderá ser tarde demais para mudar o rumo de sua história.
Thiago de Meira Rezende

4 comentários:

  1. Sinceramente, eu espero estar sendo personagem na história de divulgação do Nome de Jesus. Construo minha história com o protagonista da Salvação. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Que Deus maravilhoso, né?!
    Eu também fui ministrada nessa semana sobre escolha. Inclusive, escrevi um texto ontem sobre isso!
    É lindo ver o agir do ES em nós. Falando e confirmando a Sua Palavra e vontade nos nossos corações.

    Eu escolho viver ao lado do Senhor e construir a minha história assim. :)

    ResponderExcluir
  3. esse texto nos mostra 2 caminhos a seguir, e nos mostra tambem as preocupações que teremos com nossos irmãos em Cristo e nossos parentes, filhos, esposas, esposos, colocando todos em nossas orações. É um texto o qual merece e necessits de muitas reflecções no nosso dia a dia, sempre buscando Deus para surpri as nossa necessidades e as dos nossos irmão, e isso é muito gratificante, em não olharmos só para nós e sim para os outros tambem.
    Eu sigo o caminho que me leva até Jesus. E você qual é o seu caminho?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia meu querido amigo Thiago e com muita honra que estou divulgando seu blog no meu blog e no dihitt abraços e sucessos amigo do seu novo amigo
    Gato Vadio.

    ResponderExcluir

Quem acredita sempre alcança...

Obrigado pelo seu comentário!
Volte Sempre!
Abraços, Thiago!

Compartilhar